Sobre

Texto Curatorial

Joana Couceiro e Nuno Valentim são os Comissários da 5ª Edição

“Vida Interior” é o percurso curatorial proposto na edição Open House Porto 2019.

Numa leitura literal do evento, a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.

A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão.

Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste.

Interior designa o que está mais próximo do centro, do coração ou das entranhas. Qualifica o quarto sem luz natural, o território sem mar, o alto mar, a roupa mais íntima e o nosso íntimo. Muito vasta em escala e significação, a ideia representa, ainda, espaços físicos e imateriais.

Nesta edição, propõe-se uma viagem pelos lugares de interioridade.

A experiência da passagem interpela os sentidos na descoberta do avesso do espaço visível: o silêncio de um claustro, o horizonte de um miradouro, aquele canto para ler, uma sala para estar; a cozinha desarrumada, uma banheira vazia, ou a alcova apertada. As transições sujeitam o corpo a impactos de escala, à metamorfose da luz, da temperatura, e à transformação do ar.

“Vida Interior” vai desvelar muitas casas, palácios, bairros, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência) porque o essencial da arquitetura só se torna visível neste encontro.

— Joana Couceiro e Nuno Valentim

Biografias

Joana Couceiro (Coimbra, 1980) é arquiteta, licenciada pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (2005) e doutorada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2018). É Assistente convidada na FAUP desde 2013, disciplina de História da Arquitetura Moderna, e Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto. É cofundadora da editora, livraria e galeria de arquitetura Circo de Ideias (2008/2018), um espaço com um programa regular de publicações, conversas e exposições, vocacionado para a divulgação da teoria e prática de projeto. É, igualmente, cofundadora da PechaKucha Night Porto e membro da equipa curadora das cinco edições do evento. Autora de vários textos e artigos, destaca a coleção Casas com nome, nomeadamente os livros A casa do senhor Malaparte (2016) e A casa da doutora Farnsworth (2018), pequenas narrativas onde estas arquiteturas (o seu corpo e a sua intimidade) são reveladas através de uma dimensão literária e imagética. Tem-se dedicado, ainda, ao exercício do projeto em colaboração em atelier e em coautoria com diversos arquitetos.

Nuno Valentim (Porto, 1971) é licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1995), Mestre em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2007) e Doutor em Arquitetura pela FAUP (2016) com tese na área do Projeto e Património Arquitetónico. Exerce prática profissional de projeto desde 1994 e colaborou com José Gigante até 2004. É docente na FAUP desde 2005 nas áreas da Construção, Projeto e Reabilitação. Pertence ao Conselho Científico, ao Conselho de Representantes e à Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.

Integra atualmente a comissão técnico-científica da Resolução do Conselho de Ministros “Projeto Reabilitar como Regra”. Entre outras obras é autor dos projetos de reabilitação no Jardim Botânico do Porto, da ampliação do Lycée Français International Porto, do Centro Comunitário São Cirilo, da sede da Conferência Episcopal Portuguesa e do Projeto de Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão. Entre os prémios e menções, destaque-se, em 2017, o Prémio IHRU/Nuno Teotónio Pereira e o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana atribuído à obra de reabilitação dos “Albergues Noturnos do Porto”; e em 2014 o Prémio João de Almada atribuído ao Projeto de Reabilitação do Edifício de 1928 na Rua Alexandre Braga, autoria do Arquiteto José Marques da Silva (em coautoria com Francisco Barata e José Luís Gomes no CEFA-UP).

O Evento

A 5ª edição do Open House Porto abrirá portas a 70 espaços no fim de semana de 29 e 30 de junho de 2019.

A seleção dos espaços da responsabilidade dos comissários Joana Couceiro e Nuno Valentim, revelará um roteiro com foco na “Vida Interior”. Um percurso em que “a casa (ou a cidade) dá-se a ver do outro lado do umbral.” “A porta entreaberta é lugar de expectativa e suspensão. Dentro pode estar um espaço quente e familiar ou, pelo contrário, isolado e agreste”.

Os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis ao público.

Para além do roteiro de visitas é ainda disponibilizado como mais-valia ao evento dois programas de ações paralelas que possibilitam outras formas de observação e usufruição dos espaços: Programa Caleidoscópio e Programa Plus.

A 5ª edição do Open House Porto é organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura com a Parceria Estratégica das Câmara Municipais de Matosinhos, Porto e V. N. Gaia.

Muitos outros parceiros se associam ao evento, sem os quais seria impossível oferecer este programa de visitas gratuitas ao público.

O roteiro ficará disponível neste site entre os dias 19 e 21 de junho (após a sua apresentação em conferência de imprensa).

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 29 e 30 junho, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Forma de Acesso às Visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

  2. Apenas alguns espaços exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva destas visitas ficará disponível a partir do dia 26 JUNHO, às 14h00, neste site.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a CASA DA ARQUITECTURA durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à CASA DA ARQUITECTURA cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Outras informações

  1. A informação detalhada sobre todos os espaços do roteiro 2019, atividades do Programa Caleidoscópio e Plus, horários e condições de visita/participação associados, ficarão disponíveis para consulta neste site entre os dias 19 e 21 de junho.

  2. Em cada espaço será entregue um guia e um mapa do Open House Porto pela equipa de voluntários presente no local. Limitado ao stock existente.

  3. A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.

A arquitetura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Comissários:
Joana Couceiro
Nuno Valentim
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Ana Pinto | CA
Júlio Senra | CA
Manuel Gonçalves | CA
Filipe Silva | CA
Comunicação:
Margarida Portugal (Coord.) | CA
Joana de Belém | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Parcerias:
Carla Barros | CA
Joana Ferreira | CA
Coordenação de Voluntariado:
Susana Gaudêncio | CA
Cláudia Rosete (assist.) | CA
Tradução:
Susana Pomba
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Susana Gaudêncio | CA
Design de Comunicação:
Alfaiataria — Rui Silva
Website:
Letra Studio
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor Executivo
Fernando Rocha, Tesoureiro da Direção
Coordenação do Departamento Financeiro e de Recursos Humanos:
Soraia Lebre
Contratação e Faturação:
Joana Costa
Parcerias e Gestão de Espaços:
Joana Ferreira
Secretariado e Apoio à Tesouraria:
Mafalda Costa
Secretariado e Gestão de Associados:
Natacha Mota
Coordenação do Departamento de Edifícios e Infraestruturas:
Paulo Silva
Coordenação do Departamento de Atividades e Conteúdos:
Carla Barros
Produção:
Ana Pinto
Júlio Senra
Manuel Gonçalves
Filipe Silva
Coordenação do Departamento de Internacionalização e Serviço Educativo:
Susana Gaudêncio
Serviço Educativo:
Cláudia Rosete
Coordenação do Departamento de Arquivos e Biblioteca:
Ana Filipe
Arquivo e Gestão de Coleções:
Gilson Fernandes
José Fonseca
Coordenação do Departamento de Comunicação e Marketing:
Margarida Portugal
Comunicação e Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém
Design e Imagem:
José Pereira
Conteúdos Audiovisuais:
Pedro Rocha
Bilhética e Apoio ao Público:
Débora Matouças
Liliana Taveira
Inês Lourenço
Coordenação da Loja da Casa:
Carla Sousa
Assistentes de Loja:
Rita Correia Pinto
Sónia Alves